O que é RSS?


Eu traduzi essa postagem há algum tempo atrás e como eu ainda acho muito útil decida re-postar, porque ainda vejo que muitas pessoas ainda nõ conhecem ou simplesmente ignoram o Feed RSS.



Você quer receber as atualizações do CocaineWorld?


Existem várias formas de você Assinar esse site e receber as atualizações.A pricipal delas é assinando nosso Feed RSS.

O que é RSS?


RSS é uma ferramenta que está sendo usada por milhões de internautas pelo mundo, para continuar recebendo utualizações de seus sites favoritos.
Antigamente, na internet, para saber das atualizações de um certo website, você tinha que adicionar o site na lista de favoritos do seu browser e manualmente retornar nesses sites regularmente, para ver se tinha alguma atualização, um novo post, etc...

Os problemas com "Favoritos" ou "BookMarking"

* Você tinha que fazer todo o trabalho

* Pode ficar complicado, quando você está tentando 'favoritar' muitos sites

* Você perde informações quando esquece, ou não tem tempo de checar seus Favoritos

* Você acaba vendo a mesma informação, vezes e vezes em sites que não se atualizam frequentemente


RSS Muda Tudo

E se você pudesse ter um website que te informasse toda vez que eles atualizarem?
De certo modo, é isso que o RSS faz pra você.

RSS é a sigla de 'Really Simple Syndication'(algo como: Sidicância Muito Simples(?), ou simplesmente o Ato de apurar alguma coisa de forma muito simples.

É como assinar uma revista, que é enviada pra você periodicamente, mas ao invés de ir pra sua caixa de correspondência física, cada mês que a revista é publicada, é enviado para o seu "RSS Reader" ou "Leitor RSS", toda vez que seus sites favoritos são atualizados.

Como o RSS atualmente funciona, é um assunto para outro post, porque o meu foco hoje é você entender porquê é bom E como usá-lo.

No começo eu também achei um pouco estranho, fazer a mudança dos antigos 'Favoritos', para o RSS, mas agora que entendo melhor, vejo que pra mim, é a melhor forma.


Como Usar o RSS
Escolha um RSS Reader(Leitor RSS) - A primeira coisa que você tem que fazer, se você quer ler sites que possuem o RSS, é usar um Leitor de Feed RSS.

Existem muitos leitores de Feed por aí com uma variedade de ferramentas e suas caracteristicas.Porém um bom lugar pra começar é onde existem Readers gratuitos e fáceis de usar, como Google Reader e o Bloglines.
Esses dois são eficazes se você está começando(Eu uso o Google Reader), mas como eu disse existem muuuitos outros pra escolher, mas os citados acima são extremamente fáceis e vão te ajudar com o básico do RSS.

Esses dois Leitores funcionam como e-mail.Quando você assina os Feeds desses sites, você verá que as atualizações não-lidas, estarão em negrito.Quando você clicar neles, verá a ultima atualização do site e você poderá ler ali mesmo, no Feed Reader.

A melhor forma de aprender como usar o Google Reader ou Bloglines é simplesmente assinar(subscribe) alguns Feeds, e testar.


Encontre Feeds para assinar - Existem dois lugares para encontrar os feeds de um site:

1. No site/blog

2. No seu Navegador

Assinatura de Feeds No Site

Ao longo desses anos, você deve ter visto muitos botões e widgets aparecendo em seus sites e blog favoritos.
Pequenos botões laranjas, 'contadores' com quantos 'leitores' um blog possui, links chamados RSS, XML, ATOM, e muitos outros.

Eles aparecem em todos os formatos e tamanhos.Aqui estão alguns que você já deve ter visto:

Existem muitos além desses, mas qualquer hora que você ver qualquer um destes botões, em um site, significa que esse site tem Feeds que você pode assinar.
Clique no botão e siga as instruções para assinar o Leitor de Feed da sua preferência.

Assinatura Pelo Navegador(Browser)

Muitos navegadores agora, tem a capacidade de achar a assinar RSS Feeds.

Quando você navega em um site, você pode ver se ele possue um RSS feed olhando no lado direito da caixa de endereço(onde você digita o endereço do site)

Assim é como aparece o CocaineWorld quando você está usando o Firefox:

Você vê o pequeno ícone laranja na direita?Clique nele e você será direcionado para o Feed RSS do CocaineWorld.


Outros navegadores modernos terão ícones parecidos.

Para assinar de uma forma fácil e rápida clicando nesses ícones, você tem de configurar seu navegador para fazer isso com seu Leitor de Feed.Mas, provavelmente, eles vão assinar esses RSS usando o Leitor de Feed do seu navegador.
Você pode configurar seu navegador indo em 'Opções' do seu navegador e escolhendo 'Google Reader', ou Bloglines, etc, como seu Leitor de Feed.

Depois que você tiver terminado, e assinado alguns feeds, você vai começar a ver itens 'não-lidos' no seu Leitor de Feed, então você pode começar a ler.


Não quer usar um Leitor RSS? Email é uma Opção

Se a explicação acima, pareceu um pouco complicada pra você, então por favor não se preocupe.Muitos sites também permitem você assinar o RSS feed por um meio mais familiar: Email.

Eu sei que não são todos que estão 'por dentro' do RSS, então logo abaixo, você pode encontrar uma box, que você pode colocar seu e-mail e receber as atualizações do CocaineWorld.
Você pode desativar o serviço a qualquer momento e seu email continuará privado e não será usado para outros fins a não ser enviar as atualizações diárias.

Esse texto foi criado e postado originalmente em 23/09/07.
Tradução livre do problogger.net